Apresentação
Neste ano, o Assim Vivemos chega à sua 10a edição e aos 18 anos de existência. Temos muito a celebrar. Sobretudo, o quanto as pessoas com deficiência conquistaram durante este período: uma presença cada vez maior e mais significativa nas escolas, no trabalho, na política, na mídia.
Isso não quer dizer que não haja ainda muito a ser conquistado e nem que não seja necessário defender conquistas que já pareciam estabelecidas. A dinâmica da sociedade nos exige engajamento incessante e atenção permanente.
A convivência entre diferentes emerge como um valor fundamental dos filmes deste festival. Através deles, aprendemos a reconhecer a força transformadora da presença das pessoas com deficiência em todos os meios, melhorando a vida para todos, proporcionando benefícios mútuos e múltiplos.
Foram selecionados, para esta edição, 29 filmes de 14 países. Dentre os quais, o Brasil se destaca, não apenas pelo grande número de filmes selecionados, sete, mas, principalmente, por ser uma produção diversificada que busca aprofundar a discussão e ampliar o escopo do debate.
Lara Pozzobon e Gustavo Acioli – curadores