2009

Debates

São Paulo

7/10 – Educação Especial, Inclusiva e Estigmas

Rosana de Lima Soares – Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação USP. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA-USP); Professora da USP no curso de graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, com pesquisa sobre os Estigmas relacionados com pessoas com deficiência.

Ana Mae Barbosa – Mestre em Art Education – Southern Connecticut State College (1974) e Doutora em Humanistic Education – Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Arte-Educação, História do Ensino da Arte, Ensino do Design, Administração de Arte e Multiculturalidade.

08/10 – Acessibilidade, Limitações e Superação

Leonardo Feder – Jornalista formado pela USP – Universidade de São Paulo (2003-2007). Tem distrofia muscular de Duchenne, doença genética que causa atrofia progressiva dos músculos; usa cadeira de rodas desde os 15 anos. Aos 15, lançou o livro policial “O enigma do assassinato das idosas”.

Abrahão Augusto Quadros – Presidente da ABRELA – Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica. Fisioterapeuta, Coordenador do Ambulatório de Síndrome Pós Pólio da UNIFESP/EPM.

François Paul Gonot – Paciente da ABRELA – Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica. Portador de ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, perdeu todos os movimentos do corpo e a fala. Comunica-se através de uma tabela com o abecedário.

14/10 – Autista e Artista

Lúcia Reilly – Pesquisadora da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, na interface arte e deficiência. Autora do livro Armazém de Imagens, sobre a produção artística extraordinária de um jovem com deficiências múltiplas.

Estevão Vadasz – Psiquiatra, Coordenador do Projeto Autismo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Psiquiatra Responsável pela Associação de Amigos do Autista (AMA) de São Paulo.

15/10 – Surdo: Sinalizado ou Oralizado

Anahi Guedes de Mello – Cientista Social, militante do Movimento de Vida Independente; Membro do Núcleo de Estudos de Modos de Subjetivação e Movimentos Contemporâneos, no Laboratório de Antropologia Social da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Paullo Roberto Amaral Vieira – Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo; Coordenador do Departamento de Natação da CBDS (Confederação Brasileira dos Desportos dos Surdos); Líder do Movimento dos Surdos e Surdo-Cegos em São Paulo – SP; Assistente Técnico da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo.

Brasília

26/08 – Educação Especial: Histórico e Políticas

Silvana Patrícia de Vasconcelos – Responsável pela Educação Especial na Secretaria de Educação de Luziânia e Diretora Voluntária da Escola Maria Teixeira.

27/08: Acessibilidade para limitação motora

Mércia Lorentz – Fisioterapeuta, atua em Neurorreabilitação na Rede SARAH, estágio de observação em Hospitais de Reabilitação nos USA como bolsista do CNPQ/SARAH, especialista pela Universidade de Brasília em Educação e Promoção de Saúde.

Emerson F. Martins – Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília – UnB; Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP Fisioterapeuta formado pela Universidade federal de São Carlos – UFSCAR.

02/09 – Autista e Artista

Maria Lucia (Mara) – Diretora de Eventos do Movimento orgulho Autista do Brasil e avó de Victor autista de 9 anos.

Rosa Horita – Psiquiatra de crianças e adolescentes, que trabalha com crianças autistas.

03/09 – Surdo: Sinalizado ou Oralizado

Enilde Faulstich Professora de Lingüística e de Língua Portuguesa; Chefe do Departamento de Lingüística, Português e Literatura do Instituto de Letras da UnB; Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras – LIBRAS (2006)

Messias Ramos Costa Diretor Regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS; Mestrando em Lingüística pela Universidade de Brasília – UnB; Professor de Língua de Sinais Brasileira – LSB.

Anahi Guedes de Mello – Cientista Social, militante do Movimento de Vida Independente; Membro do Núcleo de Estudos de Modos de Subjetivação e Movimentos Contemporâneos, no Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Gláucio Castro – Surdo bilíngüe, Professor de biologia, Biólogo, graduando de Letras-Libras, Pesquisador de Iniciação Científica e Mestrando em Lingüística na Universidade de Brasília

Rio de Janeiro

5/08 – Educação especial, histórico e políticas

Cristina Delou – Mestre em Educação pela UERJ e Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-São Paulo. Professora Associado I da UFF. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu da Faculdade de Educação e do projeto de extensão “Escola de Inclusão”.

Roseni Silva Cardoso – Professora, Psicóloga e Psicopedagoga. Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

6/08 – Acessibilidade para limitação motora

Aliny Lamoglia – Psicopedagoga clínica, Dra. em Psicologia Social, Profª Adjunta do Departamento de Fundamentos de Educação da UNIRIO, Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Org. do livro: “Temas em Inclusão: saberes e práticas” (2009).

Lenira Luna – Médica radiologista há 28 anos e tetraplégica há 33 anos.

12/08 – Autista e artista

Sonia Caldas – Mestre em Psicologia Clínica e Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, com trabalhos publicados sobre autismo. Psicóloga responsável por uma clínica de atendimento para crianças autistas.

Luiz Fernando Vianna – Jornalista de 39 anos e pai de um menino autista de 8 que vive na Austrália.

13/08 – Surdo: sinalizado ou oralizado

Vera Loureiro – Especialista na área da surdez e Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ, professora da PUC-Rio e professora aposentada do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos)

Valdo Nóbrega – Ator premiado pelo filme O Resto é Silêncio, de Paulo Halm (exibido no Festival Assim Vivemos 2003 e no Programa Assim Vivemos 2009).

Debates 2010

Porto Alegre

Autista e artista
Motivado pelo filme Somos todos Daniel
Debate quinta, 23/09, às 18h30
Convidados a confirmar

Surdo: sinalizado ou oralizado
Motivado pelos filmes Sou surdo e não sabia e Vozes de El-Sayed
Debate sexta, 24/09, às 18h30
Convidados a confirmar

Belo Horizonte

Autista e artista
Motivado pelo filme Somos todos Daniel
Debate quarta 20/10, às 17h30
Convidados a confirmar

Surdo: sinalizado ou oralizado
Motivado pelos filmes Sou surdo e não sabia e Vozes de El-Sayed
Debate quinta, 21/10, às 17h30
Convidados a confirmar